sábado, 15 de fevereiro de 2014

Poluição da Geosfera

O solo é o principal suporte das actividades e das habitações humanas. É, no entanto, um recurso limitado e frágil: a erosão, a perda de matéria orgânica, os desabamentos de terras e contaminações diversas são alguns dos problemas que a política europeia do ambiente tenta solucionar.
In: Protecção dos Solos - http://europa.eu/


Poluição do solo por Resíduos Sólidos Urbanos

Em 1996, ainda existiam, em Portugal, 341 lixeiras a céu aberto. Tratava-se de um grave problema ambiental e de saúde pública para o qual foram mobilizados esforços e investimentos, tendo sido obtidos excelentes resultados, sem comparação a nível internacional: em apenas 5 anos, todas as lixeiras foram desactivadas e a percentagem de resíduos sólidos urbanos com destino adequado passou de 26% em 1995 para 100% em 2001.
Cada pessoa produz até um quilo e meio de lixo por dia e quase ninguém pára para pensar no impacto de todo esse material na natureza. Na maioria das cidades brasileiras, os lixões ainda são o único destino dos resíduos. A solução está no aumento da reciclagem e na construção de aterros sanitários que, pelo menos, evitam que produtos altamente tóxicos entrem em contacto directo com o meio ambiente.


Poluição de solos "contamina" linha de Sintra e Cascais
Câmaras de Oeiras, Sintra, Cascais e Mafra a braços com problema ambiental. Relatório confirma que solos estão inquinados e presidente da Tratolixo admite "anos de laxismo".



Poluição do solo por Resíduos Industriais/ Perigosos

Quercus denuncia falta de controlo de solos contaminados em Portugal
A contaminação de solos - nomeadamente em zonas industriais, sucateiras ou postos de abastecimento de combustíveis - continua a ser um problema para o qual nem sempre é possível encontrar responsáveis devido à inexistência de legislação específica.
Esta é uma questão ambiental e económica porque, muitas vezes, é o Estado que tem de assumir os custos da limpeza.

As consequências do fecho de uma exploração mineira
Em Portugal foram detetadas 175 minas abandonadas, 114 de sulfuretos polimetálicos e 61 de minérios radioativos, como por exemplo urânio. Pelo menos 60 exigem intervenção prioritária. As obras de remediação, como lhe chama José Nero, presidente da EDM, visam a limpeza das águas que escorrem das escombreiras - onde eram depositados os minérios - ou a resolução do problema da dispersão de resíduos pelo vento. Por fim, no caso das minas radioativas, visa reduzir as radiações que causam graves problemas de saúde.

Poluição do solo por Resíduos Agrícolas


Os problemas ambientais provocados por uma política agrícola seguida nos últimos decénios pela União Europeia, ao prosseguir o aumento das produções e das produtividades conduziram, nomeadamente, a uma degradação ambiental, com reflexos: na poluição das águas subterrâneas e superficiais; na erosão e compactação dos solos; na poluição atmosférica; nos riscos de incêndio; na degradação da paisagem.
In: http://www.drapc.min-agricultura.pt/

Relatório do estado do Ambiente

Consumo aparente de fertilizantes inorgânicos azotados, fosfatados e potássicos na agricultura

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...